Sistemas informáticos
Linguagens de Programação

Python
O objetivo inicial desta linguagem era ter uma sintaxe semelhante ao ABC, mas com acesso a chamadas do sistema Amoeba. E desde então, tem evoluído no mercado, sendo amplamente utilizado no desenvolvimento web e aprendizagem automática.
-
Open source
-
Fácil aprendizagem
-
Versatilidade
HTML
HTML, ou Hypertext Markup Language, é o código que faz rodar a Internet. É uma linguagem de marcação, o que significa que usa tags para definir elementos, como marcar o texto como negrito ou exibir imagens com código.
-
Fácil aprendizagem, utilização e leitura.
-
Emparelhado com outras linguagens como CSS, JS e JQuery.
MySQL
SQL é uma linguagem focada na manipulação de dados em Sistemas de Gestão de Bases de Dados (DBMSS). Serve para gerir e extrair informação de bases de dados, através de comandos e tarefas nas tabelas.
-
Indicado para iniciantes.
-
Gerenciamento de banco de dados.
-
Ferramentas de inteligência de negócios
CSS
CSS é o acrónimo para o termo inglês Folhas de Estilo Em Cascata que, traduzidas para português, significa Cascade Style Sheet. CSS é fácil de aprender e entender e é facilmente usado com linguagens de marcação HTML ou XHTML.
-
Linguagem de marcação
-
Complemento de HTML
PHP
Seus diferenciais são incluir funções que não seriam suportadas pelo HTML e integrar informação da página a bancos de dados MySQL.
-
Funções no desenvolvimento de páginas web
-
Integração de informações a bancos de dados MySQL
-
Agilidade, flexibilidade e praticidade
JavaScript
A sua universalidade garante a popularidade entre as empresas, inclusive no desenvolvimento de machine learning, I.A. e tendências de mercado.
A linguagem de programação interpretada, originalmente desenvolvida para permitir a interação de scripts com o usuário sem passagem pelo servidor, é bastante utilizada também em desenvolvimento web (com o HTML, CSS e PHP), criação de jogos e aplicações para smartphones.
-
Simples, universal e multiplataforma
-
Rápido desenvolvimento
-
Comunicação assíncrona






TypeScript
A linguagem criada pela Microsoft é um superconjunto do JavaScript e oferece todos os seus recursos, mas com um sistema de tipos TypeScript.
Utilizar o TypeScript ao invés do JavaScript, permite feedbacks de erros mais rápidos e processos de refatoração mais fáceis. Ainda, pode ser adotado gradativamente em uma base de código.
-
Feedbacks de erros
-
Facilidade no processo de refatoração
-
Autocomplete da linguagem
-
Migração de linguagem gradativa
C
Mesmo sendo uma linguagem de programação considerada antiga, o C é visto como vantajoso por facilitar a portabilidade de aplicações entre dispositivos.
Além de funcionar em quase todos os tipos de sistemas, não exige tanto de performance quanto outras linguagens.
-
Portabilidade
-
Baixa exigência de performance das máquinas
-
Dispositivos com IoT
Visual Basic
Visual Basic é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft. Também chamado VB, facilita a criação de aplicações e combina funções e comandos BASIC com controlos visuais, bem como fornece uma interface gráfica de utilizador GUI (Graphical User Interface), que permite que o dev arraste e deixe cair objetos no programa, além de escrever manualmente código.
-
Inclui funcionalidades como "IntelliSense", "Code Snippets" e "AutoCorrect"
C++
Desenvolvido em 1980, o objetivo do C++ era unir facilidade na hora de escrever códigos de sistemas complexos à agilidade de performance, através da adição de funcionalidades à linguagem C.
Da indústria de jogos ao mercado financeiro, grandes aplicações, sistemas operacionais e microcontroladores, o C++ é bastante utilizado por empresas como Facebook, Adobe, Eletronic Arts (EA) e até mesmo Google e Microsoft.
-
Versatilidade
-
Alta performance
-
Uso em sistemas complexos
Java
Destaca-se por permitir que os programas desenvolvidos sejam compilados para aparelhos distintos de maneira mais fácil.
Além da portabilidade, programas desenvolvidos em Java adaptam-se mais facilmente conforme o crescimento de uso, e códigos criados numa versão antiga continuam a ser reconhecidos em versões atuais.
Atualmente, o Java é a linguagem mais utilizada para criar aplicações Android.
-
Escalabilidade
-
Portabilidade
-
Retrocompatibilidade
C#
Executado no framework .NET, sua complexidade é encarada como uma desvantagem em relação a outras linguagens. Porém, o C# continua sendo bastante utilizado na indústria de jogos.
Além disso, está em sua versão 5.0 e continua evoluindo, sendo considerado de fácil ambientação mesmo para iniciantes.
-
Acessibilidade para iniciantes
-
Linguagem multiplataforma






Abaixo estão listadas excelentes linguagens de programação para melhorar o seu conhecimento no desenvolvimento web:
-
Programação do lado do cliente. JavaScript é a melhor linguagem de programação para o desenvolvimento frontal.
-
Programação do lado do servidor. Python, PHP, Go e Ruby ajudam as bases de dados a comunicar com aplicações no backend de um programa.
-
Desenvolvimento de aplicações web. C#, JavaScript, Java, Go e Ruby estão entre as melhores linguagens de programação para a construção de aplicações web.
-
Gestão de dados. Sem dúvida, a melhor linguagem de programação para lidar com dados é o SQL.
Além disso, a seguinte lista indica quais as linguagens de programação mais adequadas para:
-
Desenvolvimento de jogos. C++, C#, JavaScript e Java são linguagens de programação poderosas e ideais para estes casos.
-
Desenvolvimento de aplicações móveis. C++ e Java podem oferecer um grande desempenho para as aplicações móveis. Se está interessado em desenvolver apps e produtos para iOS (Apple), escolha a linguagem de programação Swift.
-
Aplicações GUI. Python, C#, PHP, Java e Go são excelentes opções para o desenvolvimento de aplicações de desktop.
-
Processamento de dados. Python, SQL e Ruby são ótimos para computação estatística.
Em termos de versatilidade, a linguagem de programação C++ é considerada a mais versátil desta lista, embora a língua Java também tenha uma grande versatilidade.
Em termos de popularidade, a linguagem de programação Python de hoje é sem dúvida a mais popular no desenvolvimento web, seguida por Java, JavaScript, C++ e C#.